dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    

Em Rondônia, a cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas. O estado produz 80% do café da região Norte e é o segundo produtor brasileiro de café “conilon”, com a área estimada de aproximadamente 160 mil hectares. Nos cafezais em formação, lavouras podadas (recepadas) e com espaçamentos muito largos, o solo nas entrelinhas do cafezal fica praticamente descoberto e sem proteção. No período chuvoso, essa área descoberta, favorece a ocorrência da erosão e o desenvolvimento das plantas daninhas, ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade para o cultivo intercalar nas ruas do cafezal com espécies de interesse econômico, que protegem o solo contra a erosão durante esse período, evita a ocorrência de plantas daninhas, fornecem resíduos para cobertura do solo no período seco, aumentam o teor de matéria orgânica no solo, além disso, possibilitam a geração extra de renda e contribuem para a segurança alimentar do cafeicultor.

Os cultivos intercalares em Rondônia são prioritários nas áreas sem mecanização e propriedades familiares. Alguns cuidados devem ser tomados no plantio intercalar, ou seja, manter o plantio intercalar a 1,0 metro da linha do café, fazer o cultivo no período chuvoso e o corte no final do período chuvoso para formação da cobertura morta e proteção do solo no período seco. Dar preferência a plantas com porte baixo, de ciclo curto e que se adaptem a diferentes tipos de solo e manejos.

Culturas anuais
Segundo vários trabalhos de pesquisas e experiências de cafeicultores, as principais culturas intercalares, na ordem crescente do prejuízo que podem causar ao cafeeiro são: feijão, amendoim, soja, arroz, algodão, milho, girassol e mamona. Para evitar competição com o cafeeiro, recomenda-se manter o cultivo intercalar apenas nos três primeiros anos.

Cobertura Verde

Leguminosas
O plantio de leguminosas nas entrelinhas dos cafezais, além de servir como fonte de cobertura viva no período chuvoso e cobertura morta no período seco, traz benefícios para o solo e para as plantas, por meio da fixação de nitrogênio, retenção da umidade e inibição do crescimento das invasoras.

A Embrapa Rondônia testou diversas leguminosas e verificou-se que cuidados devem ser observados, como características das espécies, do solo e o manejo utilizado pelo agricultor. Em um estudo realizado pela Embrapa Rondônia, em um solo de média a baixa fertilidade, observou-se que o cultivo intercalar com a leguminosa Arachis pintoi, em cafeeiros recepados, mostrou-se uma tendência de competição com o cafeeiro, possivelmente por água e nutrientes, não funcionando como uma planta “companheira” e sim como invasora. Entretanto, em outro experimento, em solo de média alta fertilidade, a mesma leguminosa apresentou resultados de convivência benéfica, ou seja, praticamente não houve competição.

Em outro ensaio realizado pela Embrapa Rondônia, em Ouro Preto do Oeste, foram testadas as leguminosas amendoim forrageiro (Arachis pintoi), Desmódio (Desmodium ovalifolium), feijão de porco (Canavalia ensiformis), mucuna (Stizolobium sp.) em cultivo intercalar no cafezal e verificou-se que todas as leguminosas testadas não competiram com o cafeeiro e obtiveram resultados semelhantes em termos de taxas de sobrevivência, altura e diâmetro de plantas.

Gramíneas
O milheto (Pennisetum glaucum), sorgo (Sorghum bicolor) e o capim braquiária (Brachiaria sp.) são gramíneas que se adaptam bem a vários tipos de solos e podem ser utilizadas no cultivo intercalar com o cafeeiro. São plantas que tem: baixa exigência hídrica, necessitam de poucos insumos, tem alta capacidade de ciclagem de nutrientes e crescimento rápido. Além disso, as gramíneas têm como vantagens, a produção de grande quantidade de material vegetal (biomassa) e o sistema radicular é extremamente desenvolvido, que ajuda na estruturação do solo, aumenta o teor de matéria orgânica e dificulta a erosão.


 
Uso de milheto na implantação de cafezal em Machadinho do Oeste, RO

Manejo do mato
As plantas daninhas (mato) competem por água, luz, CO2 e nutrientes. Entretanto sabemos que o manejo adequado das plantas daninhas pode propiciar benefícios ao solo e à lavoura, pelo sombreamento do solo, evitando a incidência direta dos raios solares, amenizando os efeitos da erosão na época das chuvas, aumentando o teor de matéria orgânica do solo pela decomposição de raízes e parte aéreas, contribuindo para melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo.

O controle deve ser feito antes do início do florescimento ou quando as invasoras atingirem altura média de 15 a 20 cm e sempre mantendo a área das invasoras a 1,0 m da linha do café. Geralmente esta prática é realizada, através de uso da roçadeira, que permite manter as plantas daninhas vegetando com porte baixo, evitando maior disseminação e contribuindo para deposição de resíduos no solo.

Solo coberto com plantas daninhas roçadas

Em um ensaio de controle de plantas daninhas em um cafezal, localizado em um solo de média a alta fertilidade na região de Ouro Preto do Oeste-RO, observou-se que o roço, apesar de haver maior ocorrência de plantas invasoras nas ruas do cafezal, não apresentou diferenças dos tratamentos com herbicidas e capina manual, na avaliação da produtividade. Como as plantas daninhas são muito agressivas, deve-se tomar o máximo de cuidado com o manejo das mesmas em solos de baixa fertilidade, visando evitar a competição com o cafeeiro.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Helio
14/12/2012 14:33:37
sou muito favoravel as gramineas, por competir menos com cafezal, no ponto devista acho que ja o suficiente.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada